terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Torta de abobrinha ou Tortinha criativa!!!

Estes ultimos dias a cozinha ficou em segundo plano... fiz uma mochila para Leticia, uma bolsa para Julia, fomos passear na Aldeia Arawikay, a Leticia começou a ir para escola e eu a acompanhei para a adaptação... e o que rolou foi macarrão, tortinhas e saladas... cozinha express... mas teve uma tortinha em especial, que foi um sucesso tanto em casa quanto no passeio que o Rafa fez com a turma dele...
É uma receita adaptada por mim de uma receita que vi na Ana Maria Braga, nem sei como nem porque, mas um dia a muito tempo atrás eu vi e reinventei e sempre faço.

Torta de abobrinha com aveia: abobrinhas em fatias finas, pode ser em rodelas, no sentido do comprimento, vai ao gosto do freguês. Tomate, cebola picados. Aí em uma tigela rale um queijinho ( isso é coisa de mineiro, né... queijinho...), cheiro verde, orégano e aveia, pra fazer uma farofa, na receita que vi na TV era farinha de rosca nunca fiz porque nunca tenho em casa.
E ai vai montando: uma camada de abobrinha, tomates, cebola, farofa. Aí em um copo duplo vai água e sal e joga um pouco por cima do que ja esta montado. E de novo, abobrinhas, tomate, cebola, farofa e água. A ultima camada é de farofa e o restante da água. Uns 45 minutos de forno, e esta pronto.
Essa tortinha aceita mil e uma variações... a história é a farofa e os legumes e verduras que você quiser.
A ultima que fiz, coloquei bastante cebola refogada ( geralmente coloco crua mesmo) na manteiga com funghi e misturei na farofa cenoura. Refeição completa!!!
Ja fiz com beringela, cenoura, abóbora cozida, brócolis, espinafre, sem queijo, com queijo parmesão, com alho picadinho, gergelim, semente de girassol.... é uma torta criativa: vai o que a imaginação mandar.

3 comentários:

  1. Sou fãããããã Daniela!
    Nada como suas receitas pra inspirar a cozinhar!
    Bjos saudosos

    ResponderExcluir
  2. Não sou mto fã das receitas que tem abobrinha...
    Mas tem quem goste ne... auheaehuaeuhae

    ResponderExcluir
  3. Dani selecionei alguns contatos em meus emails e postei seu blog para eles e todos vieram agradecer, amaram.
    bj olga

    ResponderExcluir