sábado, 13 de fevereiro de 2010

Sábado de carnaval!!!

Hoje acordamos cedo e fomos tomar café no SESC Cacupé, um programa delicioso. A Leticia nem comeu e ja foi brincar no parquinho... depois claro, quando o restaurante ja estava fechado, ficou chorando de fome... mas conseguimos entrar e descolar um pãozinho integral e um suco de laranja!!! A Maria é que foi esperta, comeu comeu comeu, brincou um pouco, comeu de novo, voltou ao parquinho e quando viu a Leticia comendo foi ajudá-la...
Como as meninas não queriam sair da brincadeira ficamos por ali... passamos correndo no sacolão e fomos pra casa, comemos uma tapioquinha com queijo, tomate e mangericão, uma limonada adoçada com melado e todos dormimos... quando acordamos é que fui fazer o almoço que saiu ja era quase 5 da tarde!!! Arroz, feijão com funghi, bardana com cenoura, agrião refogado e salada de alface com acelga, maçã e gergelim torrado.

O arroz foi o de ontem... só esquentei.

O feijão cozinhei com um pouco de funghi. Fica delicioso, da um ar de defumado. Refoguei um alhozinho e coloquei o feijão para apurar o caldo... Hum...
Um toque legal para cozinhar o feijão é deixar de molho no dia anterior e trocar a água quando for cozinhar para que ele fique mais digestivo, assim sai um pouco do fitato.


A bardana* e a cenoura piquei diagonalmente. Panelinha de ferro, passei um pincél com óleo e coloquei a bardana... pouquinho de água... cozinha um pouquinho daí a pouco entra a cenoura... mais um pouquinho de água... sal... não muito... (se sal e açucar fossem bom não tinha tanto hipertenso e diabético por ai, é bom abri o olho!) . Experimenta, se tiver firme mas cozido é hora de comer!

Agrião refogado... eu amooooooooo! No começo tive um pouco de resistência acho o agrião natural muito picante, mas quando experimentei refogado... me apaixonei. Refoguei no alho e sal. Pena que foi pouco... eu e a Leticia disputamos a ultima colher...

Salada: alface rasgada, acelga picada, maçã, gergelim torrado, sal e limão... uma delícia, o gergelim com a maçã dá um toque charmoso.
Descobri esta salada quando estava de visita na casa de uns amigos( que depois virou minha casa também) e eles tinham muito alface plantado e estavam passando. Como não tinha muita opção de comida, dali alface... por fim só tinha maçã e alface... fizemos uma salada... e o tempero?!? Tinha um gergelim que ia virar gersal, um limão... ai ja temperamos e não paramos de comer... acabava e fazíamos mais... até que acabou o gergelim e as maçãs e ja estávamos satisfeitos!!!

* A bardana é uma raiz muito usada no japão. Conheci com o pessoal da macrobiótica.
É altamente nutritiva e estimulante do sistema nervoso e imunológico, eliminando, também, o ácido úrico. Fornece proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, B1, riboflavina, niacina e vitamina C. Assim como todas as raízes, a bardana também é rica fonte de sais minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário