terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Goiabas...

Este carnaval, mapeamos todos os parquinhos de criança da região... como estou aprendendo a dirigir, vamos dar umas voltinhas e paramos em algum parquinho que tenha pelo caminho. Brincamos em parquinhos muito diferentes, mas todo tinham uma coisa em comum: pé de goiaba carregado. Nossas tardes tem sido regadas a goiabas desde sábado.
Ontem o Rafa fez suco de goiaba, mas não fez muito sucesso, acabei congelando uma parte, e um copo deixei na geladeira... hoje de manhã fiz musli com o suco da goiaba : aveia em flocos médios de molho no suco ( pode ser laranja, mixirica, maracujá... eu prefiro sucos mais ácidos ou leite, yogurte, vai ao gosto de freguês), ralei maçã e banana e piquei mamão. Era o que tinhamos em casa, mas pode ir a fruta que quiser... as vezes coloco maracujá com a semente, que da um tchan a mais... zeste* de limão também vão bem. Comemos puro ou as vezes com granola...

Bom, e o suco congelado estava lá... congelado... e eu que não dormi bem à noite, estava sem pique pra fazer comida... pedi ao Rafa mas ele queria estudar... abri a geladeira... não tinha idéia do que fazer, mas queria algo que não desse trabalho: Macarrão!!!
E o molho?!? Não queria trabalho... ai lembrei que uma vez vi no supermercado um catchup de goiaba... e decidi fazer um molho com a goiaba.
O suco de goiaba saiu de um frio congelante e foi junto com cebola, alho, açafrão, louro, sal, uma pitada de açúcar e alguns tomates para panela quente!!! Apurei o molho, acrescentei pimentão, umas folhas de orapronobis* que ganhei da minha vizinha e nirá. Refoguei umas vagens no alho, salada de alface. Pronto, comemos, as meninas dormiram, e assim que acordaram fomos procurar um parquinho com pé de goiaba!!!











* Zeste de limão, nada mais é que raspinhas de limão... aprendi com a tia Lela que aprendeu no curso de gastronômia... e o pior foi quando fui contar par ela, me achando, que tinha feito um bolo com zoste de limão... rsrsrsrrs
*Orapronobis é um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se como orégano, em forma de folha seca e moída, fresco na salada ou refogado. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome.

Um comentário:

  1. Danilinha que amo....
    Estou passando aqui e divulgando seu blog pra todo mundo que posso...
    Daqui a pouco você fica mais famosa que os beatles...

    É uma ótima idéia e em um campo que você domina...
    Tomara que daqui pra frente esse blog só cresça e mais pessoas possam pegar suas receitas e compartilhar as delas com você!!!

    AMO VOCÊ!!!
    PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir