terça-feira, 16 de março de 2010

Jaca verde!!!

Ontem aqui em casa foi dia de jaca verde!!! Achamos no sacolão para comprar! Foi uma festa... comemos eu, o Rafa, as meninas, Eliana, Deia e Ronaldo... e a Glória passou depois do almiço pra pegar um pouco. De tarde no lanche: pão de queijo! A Leticia até cantou parabéns pra todo mundo!!!
Pra quem nunca experimentou, a jaca verde a gente come salgada, como uma "carne" vegetal. Quem usa muito são os indianos, mas a primeira vez que comi foi no Capão, lá na Chapada Diamantina, e depois criei e recriei em cima... a cara é de frango e o gosto é de palmito... uma amiga disse que puro com sal e azeite fica parecendo coração de alcachofra... faço lasanha, estrogonofe, moqueca, refogados, salada, recheios para panqueca, pastel, coxinha, empada...

Da um trabalhinho mas vale a pena... a jaca tem uma cola*, um visgo que gruda em tudo e para facilitar o trabalho a gente forra com plástico o local de trabalho e é bom deixar uma sacola do ladinho para ir colocando as cascas... unta a mão com óleo, mas bem untada mesmo, e aí começa a descascar... despois de tirar a casca pode ser feito dois processos:
1 - Partir pedaços grandes e cozinhar na panela de pressão ( 15 a 20 min) ou em uma panela normal na água. Depois de cozido desfia e tempera a seu gosto e usa para recheios e afins
2 - Faz um molho, pica a jaca em cubos e cozinha neste molho!!!

Ontem fiz o número 2: fiz um molho bem acebolado com açafrão e um pouco de molho de tomate, coloquei os cubos de jaca dentro e cozinhei. Foi umas azeitonas, umas batatinhas que estavam na geladeira e no final coloquei um pouquinho de creme de leite, ficou quase um estrogonofe... comemos com arroz branco, feijão, farofa de pimenta dedo de moça, abobrinha e chuchu no vapor, ainda quentes temperados com alho, azeite, shoio e limão ( as meninas amam de paixão, comem abobrinha e chuchu assim se deixar o dia todo!!!)
Mas como a jaca era grande usei a metade para o almoço e o restante cozinhei so na água, desfiei e congelei para uso futuro!!!


* Cola: se ficou com a mão grudada é so passar óleo de cozinha que sai... a faca a gente passa no fogo e limpa com papel... as panela as vezes também ficam com um grudezinho que sai com água fervendo ou então com o tempo de uso.

Para muitas pessoas que não comem jaca madura parece muito estranho tudo isso, varias pessoas ja deixaram de comer por saber que é jaca, porque se você olhar vai dizer que é algum tipo de carne. Mas posso dizer que todas que ja comeram gostaram e querem comer mais.
Ja ia esquecendo das sementes... se a jaca é bem pequena tem menos cola e as vezes nenhuma semente... quanto mais grande, mais cola e tem sementes... que são deliciosas cozidas, parecem com pinhão. As vezes deixo no meio do cozido as vezes tiro e cozinho separadamente pra comer como petisco, com sal e azeite. Ela tem uma casquinha fina mas um pouco rígida que não engulo, da para tirar antes de comer ou depois tirar da boca... ai comer é bom demais!!! Bom apetite!!!

4 comentários:

  1. Dani, nuuunca havia ouvido falar em jaca para comer desta maneira... so como fruta mesmo! fantastico!
    Ah vc viu o filme "Julia & julie"? pensei muuito em vc, daqui a pouco sera sua historia.
    beijos e sucessos

    ResponderExcluir
  2. Dani, quando está cozinhando a jaca exala o cheiro de jaca pela casa?

    ResponderExcluir